Panapress

Media Coverage

Panapress
February the 17th, 2007

  • Bamako, Mali (PANA) - Uma conferência sub-regional sobre mutilações genitais femininas (MGF) e sobre a aplicação do protocolo de Maputo (Moçambique) realizar-se-á terça e quarta-feiras próximas em Bamako, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.

    Esta conferência que será organizada pelo Ministério maliano da Promoção da Mulher, Criança e Família em parceria com a Organização não Governamental "No Peace Without Justice" e as estruturas locais da luta contra a excisão, quer criar um consenso sobre a necessidade do abandono da prática da excisão no Mali e em África.

    A realização desta conferência será uma oportunidade para o Mali reiterar o seu compromisso a favor do abandono da prática da excisão.

    A reunião permitirá igualmente levar os outros países presentes em Bamako a fazer da luta contra as mutilações genitais femininas uma prioridade.

    O Mali é um dos países africanos onde se praticam ainda as mutilações genitais femininas.

    O protocolo de Maputo, adoptado pelos chefes de Estado dos países membros da União Africana (UA), proíbe e condena estas práticas nefastas que afectam negativamente os direitos das mulheres.

    A convenção de Maputo estipula igualmente que os Estados signatários se comprometem em tomar medidas legislativas para proibir e sancionar estas práticas.

 
 
February the 21st, 2007

  • Bamako, Mali (PANA) - Uma conferência sub-regional sobre as mutilações genitais femininas iniciou-se terça-feira em Bamako sob o lema "As Mutilações Genitais Femininas e a Aplicação do Protocolo de Maputo (Moçambique)".

    Mais de 200 delegados da Mauritânia, do Senegal, da Guiné Conakry, da Côte d'Ivoire, do Burkina Faso, do Níger, do Benin, do Togo e do Mali participam neste encontro organizado pelo Ministério maliano da Promoção da Mulher, Criança e Família e pela organização não governamental "No Peace Without Justice" (não há paz sem justiça).

    Os participantes discutirão, entre outros temas, os "aspectos jurídicos e políticos da excisão" e os "aspectos socioculturais desta prática".

    A excisão é praticada em vários países africanos, sobretudo no Mali onde cerca de 92 por cento das raparigas foram excisadas.

    Para combater este fenómeno, cujas consequências são muitas vezes dramáticas, o governo maliano criou um Comité Nacional de Acção para o Abandono da Excisão (CNAAE) e um Programa Nacional de Luta contra esta prática (PNLE).